Tuesday, November 03, 2015

42 km: como conciliar trabalho e planilha

Para ganhar rendimento nos 42 km é preciso conciliar os treinos puxados com a agenda

Sua próxima meta é completar os 42 km? Saiba como organizar os seus treinos
Sua próxima meta na corrida de rua é completar uma maratona. Mas para que você tenha um bom desempenho na corrida de 42 km é preciso conciliar sua agenda de trabalho e os compromissos familiares com a planilha de treinos, que é muito mais puxada do que as das provas mais curtas.

Antes de tudo, analise o seu objetivo, colocando em foco a data da maratona e o seu nível atual de treinamento e condicionamento físico. Exponha nesta análise sua disponibilidade diária e semanal para os treinos, levando em consideração os compromissos profissionais e familiares. Com isso em mãos, você poderá traçar um planejamento e uma periodização adequada para as suas necessidades, possibilidades, disponibilidades e objetivos.

Além disso, tenha em mente que para completar os 42 km você deve fazer de três a quatro treinos de corrida por semana, além de dedicar mais duas sessões para treinamento de força. E lembre-se de que os treinos para maratona são mais extenuantes, o que torna imprescindível ter em sua planilha um day off total, quando você não faz nenhuma atividade física.

Com todas essas informações em mãos, siga as cinco dicas abaixo para conciliar trabalho e planilha e para ter sucesso nos 42 km.

1. Acordar cedo para treinar depende única e exclusivamente de você. Seus hábitos para correr até podem ser noturnos, mas como os treinos são mais longos para a maratona é preciso adequar a sua agenda. Neste caso, é melhor que você dê preferência para treinar antes do trabalho, pois nada garante que você terá tempo para treinar durante o dia ou no final dele. Sempre pode haver contratempos, reuniões, trânsito, compromissos de última hora etc.

2. Se você sabe que seu dia será estressante, com muitos compromissos profissionais e reuniões importantes, também prefira treinar antes do trabalho. Assim a cabeça estará livre dos problemas, o corpo descansado e a motivação em alta.

3. Se os seus compromissos de trabalho variam muito em relação aos dias e horários e se você não tem uma agenda profissional fixa, tente trabalhar com uma programação de treinos que seja flexível. Cumpra os treinos, respeitando a sequência e a ordem, sem ficar preso aos dias e horários.

4. Em relação à família, tente, na medida do possível, treinar antes dos compromissos familiares, pois assim você já terá cumprido o seu dever de atleta e poderá dedicar todo o seu tempo e o seu dia para isso.

5. Outra estratégia interessante é integrar à família aos seus treinos, por exemplo, nos treinos longos do fim de semana. Sabendo que terá que correr grandes quilometragens ou por muitas horas, trace um percurso e peça para a esposa e os filhos lhe esperarem no destino final, com roupas secas, comida e bebida. Você faz o seu treino e, depois, tem o dia todo para estar com a família e se divertir.

(Fonte: Rogério Carvalho, personal trainer e preparador físico de atletas de endurance, IRONMAN Certified Coach e membro do Grupo de Estudos do Desempenho Aeróbio da EEFE-USP)

Por Lygia Haydée

No comments: