Monday, October 26, 2015

8 hábitos para turbinar a sua produtividade

Em sua série “Segredos das pessoas mais produtivas”, a revista Fast Company listou 15 hábitos “que irão transformar totalmente a sua produtividade”. Alguns são manjados; outros são mais surpreendentes. Aqui estão oito deles, simples e efetivos:

1. Arrume sua mesa. A criatividade pode florescer no caos, mas a desordem cria estímulo e distrações (que tal terminar agora aquele livro que você deixou aberto na página 250?). Elas podem prejudicar seu foco quando você precisa de concentração. Um estudo feito em Harvard mostra que uma mesa limpa te ajuda a se manter firme numa tarefa mais de uma vez e meia mais tempo do que uma mesa bagunçada.

2. Use a regra dos 20%. Haja o que houver, reserve 20% dos dias de trabalho (90 minutos de uma jornada de oito horas) para as tarefas mais importantes. Um modo de garantir que, mesmo se desperdiçar os outros 80%, você poderá fazer progresso consistente.

3. Trabalhe menos. Um estudo de 2014 mostra que a produção é proporcional ao tempo trabalhado, mas só até o limite de 49 horas semanais. A partir daí, cada hora a mais de trabalho acrescenta menos ao resultado. A produtividade de quem trabalha 70 horas é igual à de quem labuta 56 horas. Isto significa que trabalhar mais de dez horas por dia, cinco dias por semana, é contraproducente.

4. Desligue o celular. Mesmo se não olhar para seu smartphone enquanto estiver focado em uma tarefa, o simples zumbido ou vibração no seu bolso pode te desconcentrar.

5. Faça melhores reuniões. Prepare um plano com, no máximo, três itens a discutir. Evite distrações anotando (mas não falando) ideias importantes que não têm relação com os tópicos sendo discutidos. Programe o alarme para tocar em 30 ou 45 minutos. Mesmo se a conversa for continuar, peça às pessoas para se levantar e/ou mudar de lugar.

6. Tire um cochilo. Pesquisadores da Universidade de Michigan constataram que poucos minutos de sono no escritório são suficientes para reduzir o comportamento impulsivo e turbinam a tolerância à frustração.

7. Procure o sol. O acesso à luz solar turbina a produtividade. Em um estudo na Califórnia trabalhadores que sentavam perto de uma janela tiveram desempenho de 10% a 25% melhor em testes que envolviam funções mentais e memória.

8. Reclame. Mas sempre apresentando junto com a queixa uma possível solução.

No comments: