Thursday, January 07, 2016

5 DICAS PARA COMEÇAR O ANO COM EMPREGO NOVO

Aproveite a virada do ano para repensar sua vida profissional e alçar novos voos. Mudança.
Com a chegada da virada do ano é tempo de repensar o que está indo bem e o que precisa melhorar. Se você não está feliz no seu emprego hoje, que tal fazer um planejamento para mudar? Muitas pessoas têm a intenção de mudar de emprego, mas não têm coragem ou já estão acomodadas naquele local. Aproveite a vinda do ano de 2016 e prepare-se para melhorar de vida.
1) Novos desafios
O primeiro passo é pesquisar onde você gostaria de estar. A sua cidade, estado e país estão ideais pra você ou precisa mudar? Respirar novos ares? Qual o ramo da atividade que você quer? Pesquise as empresas que você tem interesse, busque informações no site institucional, no Linkedin, converse com pessoas que trabalham lá. Verifique se o ambiente se encaixa no seu perfil.
2) Metas
Você precisa saber onde quer chegar na sua carreira e vida profissional. Se você é analista por exemplo, quer ser coordenador? Gerente? Diretor? Qual o seu sonho? Para isso é preciso preparação, cursos de idiomas, MBA, pós-gradução, mestrado… Se prepare para chegar onde você quer. Defina metas para sua carreira e analise tudo que já fez. O que foi bem feito e o que não foi.
3) Planejamento
Toda mudança precisa de planejamento. Antes de mudar de emprego ou abandonar o antigo, é preciso guardar dinheiro e ter economias para se manter no período de transição. Se o novo salário for mais baixo, será preciso adequações no estilo de vida de toda a família. Se o salário for mais alto, que tal guardar o dinheiro na poupança? Economizar para o futuro é uma atitude muito inteligente.
4) Contatos
Muitas vezes as empresas buscam novos talentos por indicações. Criar uma rede de relacionamentos é muito importante para o seu futuro. Crie contatos, participe de grupos, distribua cartões de visita e faça seu marketing pessoal. É preciso bom senso e tentar fazer contatos profissionais de forma natural e simpática, sem falsidades ou exageros. Faça os outros verem que é você é competente e tem capacidade.
5) Saída com elegância
Quando o novo emprego estiver certo, é preciso avisar a empresa atual. O ideal é fazer isso com tempo e não deixar a empresa na mão. Nunca feche portas, pois um dia talvez você precisará de alguém ou da própria empresa. Saia com dignidade, agradeça por todo tempo de trabalho e mantenha um bom relacionamento na saída. Nunca fale mal da empresa que trabalhou e deixe as portas abertas para se um dia precisar voltar.

No comments: