Monday, June 15, 2015

10 dicas para aumentar o rendimento nos estudos

Aumentar o rendimento dos estudos significa, basicamente, ensinar o cérebro a assimilar conteúdos e não apenas decorá-los. Isso engloba desde manter uma vida equilibrada a exercitá-lo cotidianamente, com leituras e resolução de problemas simples. É importante lembrar que nosso corpo funciona como uma máquina em que todas as engrenagens precisam funcionar em sintonia para que o resultado final seja positivo.

Por isso, ao treinar o cérebro para assimilar mais conteúdos, não esqueça de cuidar do corpo, fazendo atividades físicas e que lhe dão prazer. Não é porque você está se dedicando aos estudos para uma prova de concurso que precisa abrir mão da vida social com os amigos, afinal, divertir também faz parte das técnicas para aumentar o rendimento nos estudos.

Confira algumas dicas para aumentar o rendimento nos estudos

1 – Exercite o cérebro
A mente humana esquece 50% do que lê em apenas duas horas. Isso significa que não adianta ler muito, é preciso ampliar o foco. Para isso concilie a informação que se leu com algum interesse do seu cérebro.

2 – Duas horas de estudo
Mantenha o foco em uma disciplina por vez. O ideal é que você se dedique a apenas uma matéria, pelo menos, duas horas por dia. Se o concurso que você irá fazer exige conhecimentos em língua portuguesa e matemática, o ideal é que todos os dias você treine pelo menos duas horas em cada matéria.

3 – Não decore
A mente esquece tudo aquilo que decoramos. Ao invés de decorar, assimile o conteúdo e aprenda a armazenar conteúdos para que eles se fixem por um maior tempo.

4 – Organize-se
Ninguém consegue estudar em meio ao caos. Organize seu ambiente de estudo e procure em estudar em ambientes em que sua atenção não será desviada para outras atividades.

5 – Aqueça o cérebro
Assim como quando você vai para a academia seu corpo precisa de meia hora de aquecimento, antes de encarar a maratona de estudos, seu cérebro precisa passar pelo mesmo processo. Para aquecer o cérebro, faça leituras que possam ajudar na resolução de pequenos problemas, como textos sobre a base da língua portuguesa ou sobre os princípios básicos da matemática.

6 – Anote
Ao estudar tenha o hábito de anotar tudo aquilo que lhe parece importante, ao final, faça um resumo sobre as ideias centrais das matérias estudadas.

7 – Mantenha a qualidade de vida
De nada adianta virar noites sem dormir. Isso não contribui para a assimilação do conteúdo. Por isso, durma ao menos oito horas por noite, pratique atividades físicas, saia com os amigos, tenha uma alimentação saudável e afaste os vícios, como cigarro, bebidas e até mesmo o popular cafezinho, que pode causar insônia quando consumido muitas vezes ao dia.

8 – Estude com antecedência
Nada de estudar para uma prova de concurso na véspera do exame . O ideal é a dedicação diária  para que você não se desespere na véspera da prova.

9 – Não estude de madrugada
Evite estudar no período da madrugada. Isso porque é a hora que seu cérebro possui menos concentração. Além disso, não dormir de madrugada ocasiona no excesso de sono no dia seguinte, comprometendo o rendimento.

10 – Leia nas horas vagas
Os especialistas afirmam que ler nas horas vagas ajuda no processo de assimilação do conteúdo. Mas leia com atenção para que você entenda o que está lendo e não apenas fazendo uma leitura superficial.

No comments: