Wednesday, September 14, 2011

Alphagraphics do Brasil é destaque da rede

Com faturamento de US$ 38 mi, empresa se reposiciona e está de cara nova
Roseani Rocha| »
12 de Setembro de 2011 • 19:00

Brasil já é segundo maior faturamento da Alphagraphics no mundo. Crédito: Divulgação

Fundada há 40 anos, nos Estados Unidos, a Alphagraphics está passando pela primeira vez por uma grande remodelagem de sua marca, resultante de seu novo posicionamento no mercado de impressão rápida.

A nova logomarca, elaborada pelo escritório Colman, Brohan & Davis, tem linhas e ângulos “clean”, que têm objetivo de transmitir maior sofisticação e contemporaneidade, sob inspiração das tecnologias, plataformas e canais que surgem a cada momento. À marca foi acrescentada a mensagem “Increase your reach” (amplie seus resultados), atendendo a proposta da empresa em oferecer aos profissionais de marketing todas as soluções em serviços, produtos e tecnologias para suas campanhas.

No Brasil, a empresa atua desde 1990, possui 23 unidades e seu faturamento já é o segundo maior do mundo, atrás somente da matriz norte-americana, que possui 250 lojas e fatura US$ 250 milhões. De julho de 2010 a junho de 2011, o faturamento da empresa no Brasil foi de US$ 38 milhões – crescimento de 38,9%. Entre os 10 maiores franqueados da Alphagraphics no mundo estão três brasileiros, todos localizados em São Paulo (donos das unidades Faria Lima, Vila Olímpia, Bela Vista, Berrini, CENU e Pinheiros). A unidade mais recente será inaugurada nesta quinta-feira, 15, em Jundiaí, interior paulista. E dia 11 de outubro será a vez de uma nova unidade, em Fortaleza (CE).

“Nossa expectativa é crescer 25% no mínimo este ano, e estamos conseguindo”, destacou Rodrigo Abreu, vice-presidente de Marketing e Internacional da Alphagraphics. O brasileiro, aliás, divide seu tempo entre Brasil e EUA. Com 700 funcionários em território nacional, a empresa orienta sua expansão para as capitais onde ainda não está presente, sendo os alvos principais hoje: Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba. Outras cidades importantes do interior também estão no radar de expansão da Alphagraphics que atua por sistema de franquias.

Hoje, o valor médio para uma nova loja é de R$ 800 mil e o tempo estimado para que o investimento se pague é de 36 a 40 meses. E quem entra no negócio nesse momento fará parte de uma empresa que pretende mostrar aos clientes que engloba todas as soluções de comunicação e impressão digital. “Em impressão digital atuamos no b2b e somos considerados líderes pelo mercado. E em marketing direto e impressão offset temos muitos concorrentes locais”, explicou Rodrigo Abreu.

O executivo destaca ainda que não enxerga mais a impressão trabalhando sozinha e por isso a Alphagraphics começou a incorporar as mídias digitais. Se um cliente solicita a impressão de uma apostila para um evento, pode também fazer a versão digital e um mobile app. “Estaremos cada vez mais envolvidos com o resultado final do trabalho para nossos clientes, em vez de só copiar ou imprimir. Enxergamos todas as mídias integradas e queremos que os clientes nos vejam como provedor dessas mídias”, destacou.

A expectativa é de que os novos produtos e serviços representem 20% do faturamento mundial da companhia até 2014, ou seja US$ 100 milhões, de um total de US$ 500 milhões (com a mesma proporção na operação brasileira). Além de EUA e Brasil, a companhia possui outras 15 unidades distribuídas por Inglaterra, Hong Kong, Arábia Saudita, China e México.

No comments: