Friday, February 04, 2011

Desafio de design premia produtos desenvolvidos "para melhorar a vida"

O desafio que estimula a criatividade de jovens designers, promovido pela Unicef em parceria com a organização INDEX, conhecerá seus vencedores neste mês de fevereiro. Em jogo, estão um prêmio de 6.500 euros e a oportunidade de desenvolver um produto que colabore com a solução de problemas enfrentados por escolas mundo a fora. Com o tema "Design para a Educação", os trabalhos dos sete finalistas do INDEX: Design Challenge serão apresentados nos dias 14 e 15, em um workshop em Copenhague. Depois das apresentações, o júri anunciará a melhor invenção. 

Foram selecionadas soluções criativas, baratas e de fabricação sustentável, como o brinquedo Reach & Mach (alcance e combine, em tradução livre), que ensina o alfabeto Braile a crianças com deficiência visual. Desenvolvido pelo estudante Lau Shuk Man, da Universidade Monash, na Austrália, o conjunto vem com peças e um tapete com cores vibrantes e sons para treinar os pequenos a reconhecer os símbolos. 

Outros exemplos são o Elephant Walk Desk e o TeddyBack, mochilas que vira escrivaninhas - ou escrivaninhas portátil - fabricadas para suprir carências de infraestrutura e criar o que os designers chamam de "ambiente escolar envolvente e colaborativo". 

Além desses, de sabonetes-briquedo até colchões - há produtos elaborados para que a situação das escolas ambientes inóspitos não prejudique o aprendizado. 

Para profissionais

O desafio para estudantes é uma versão especial do prêmio bienal INDEX Award, que chega a terceira edição esse ano e terá seus vencedores anunciados em abril. 

Com o mote "Design para melhorar a vida", a premiação se divide em cinco categorias - corpo, lar, trabalho, diversão e comunidade - e escolhe produtos que têm a missão de solucionar problemas do cotidiano, humanizar relações e aliviar a carga de quem convive com dificuldades. 

Desde carros elétricos "possíveis" a filtros de água que previnem epidemias, passando por abrigos infláveis para moradores de rua, a INDEX estimula, sem fins lucrativos, boas ideias de profissionais das mais diferentes origens. 

Para mais informações, visite INDEX Design Challenge e INDEX Award 2011.

No comments: