Wednesday, January 12, 2011

Boas práticas em educação: ideias simples que podem fazer a diferença

11 de janeiro de 2011

Ano novo, ideias novas. É com esta proposta que o Blog Educação começa 2011 trazendo ao leitor um espaço diferenciado de informação: a seção Boas Práticas. O objetivo é compartilhar e disseminar ações bem sucedidas e desenvolvidas por educadores, escolas ou organizações de diversas partes do país. São ideias interessantes, criativas e, por vezes, até simples, mas que podem fazer a diferença no dia-a-dia da educação, sendo ótimos exemplos e inspiração para a realização de outras ações, contribuindo ainda mais para um melhor aprendizado dos alunos.

Na estréia da seção, o Blog Educação traz a história da professora Vera Lúcia Pereira da Silva Moura, que após atuar 25 anos como pedagoga, decidiu reunir um pouco de sua experiência no livro “O diamante e o joalheiro”, lançado recentemente.

Cursista do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) da turma de 2008, em Londrina (PR), Vera pesquisou sobre a atuação do pedagogo nas escolas e a formação de professores. “O PDE trouxe subsídios para refletir sobre a importância do trabalho do pedagogo e como ele pode fazer a diferença dentro da escola”, destacou a professora. A partir daí, Vera juntamente com o professor Antonio Carlos Silva Moura, selecionou algumas das histórias presenciadas ao longo desses anos e que agora estão relatadas no livro.

A professora lembra que no Colégio Estadual Professor Carlos Augusto Mungo Genez, onde trabalha, foram realizadas uma série de discussões sobre como melhorar o trabalho do pedagogo. “As reflexões serviram para integrar o pedagogo com toda a comunidade escolar”, disse.

Entenda o que é o PDE
Resultado de parceria entre a Secretaria da Educação (SEED) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), o PDE é uma política educacional pioneira de formação continuada para os professores com duração de dois anos.

Cada professor do PDE elabora um Plano de Trabalho, uma proposta de intervenção prática na realidade escolar. Além da elaboração e aplicação do projeto de intervenção pedagógica, o programa proporciona também a interação entre os professores e a troca de experiências.

Assim como o trabalho desenvolvido pela professora Vera, centenas de materiais produzidos por outros professores cursistas estão disponíveis no site do PDE (www.pde.pr.gov.br/modules/noticias). Há inclusive trabalhos premiados pelo Ministério da Educação e em outros concursos nacionais. Sem dúvida, esta é uma importante fonte de informação sobre boas práticas pedagógicas.

Conte sua experiência
Se você, leitor, também conhece outros exemplos de ações interessantes aplicadas nas escolas de seu município e que estão ajudando no bom desempenho dos alunos, compartilhe conosco.

Para participar, basta enviar as informações para o e-mail do Blog Educação: contato@blogeducacao.org.br. Estamos aguardando sua contribuição!

Por Equipe Blog Educação com informações do Portal Educacional do Estado do Paraná

No comments: