Monday, January 18, 2016

O remo foi o motivo principal da fundação dasmais tradicionaissociedades esportivas e é o mais antigo dos esportesintroduzidos no Brasil. Já era praticado em Santos antes de 1893, ano em que foi reorganizado o Clube de Regatas Santista, com a fusão dos Clubes Internacional de Regatas e o Nacional de Regatas. Depois surgiram novamente o Internacional e mais tarde, oClube de RegatasSaldanha da Gama.
Até a década de 50, o remo foi o esporte que mais vitórias deu a cidade,de Santosalém de ser a modalidade com maior número de adeptos e o esporte da moda entre os jovens.
Um bom exemplo era a animação do público nas provas disputadas no Valongo ou próximo à Alfândega, onde centenas de pessoas se espalhavam por toda a orla do cais, invadindo navios atracados, lanchas, rebocadores, escaleres, botes ou arquibancadas para acompanhar mais de perto as provas e torcer pela sua "guarnição" predileta.
Entre as regatas realizadas pela Federação Paulista, uma se destacava entre as demais: a prova clássica "Associação Protetora dos Homens do Mar", a mais antiga prova da Federação, tendo sido realizada pela primeira vez em 1907. O magnífico troféu da prova, de bronze maciço, faz parte do relicário do CRSG, tendo sido conquistado após urna série de vitórias memoráveis dos atletas saldanhistas.
O troféu de outra prova clássica, a "Marinha Mercante Brasileira", também foi conquistado definitivamente pelo Saldanha. Nas provas consideradas clássicas, a porcentagem de vitórias dos santistas era bem maior que a dos outros remadores.
Edgard Perdigão:o maior nome do Remo Saldanhista
Guarnição vencedora da Prova Clássica . "Marinha Mercante Brasileira"em 1922, 23 e 24 : Luís Soveral, Edgard Perdigão, Herculano P. Pinto, Polycarpo j N. Queijo e Antonio Prieto Rios

Nomes como Edgard Perdigão, Luís Soveral, Luís Couceiro, Ovídio de Andrade, Santo Estevam Caruso, os "alemães" Carlos Perl Junior, Fernando Barroso Ratto, Curt Haberland, James Harding e Guilherme Furbringer, Odair Faber, João Scott Hayden, entre tantos outros, contribuíram não só para o prestígio do remo saldanhista nos seus primórdios, mas também foram os responsáveis pela hegemonia santista na modalidade durante quase quatro décadas.
Um dos maiores feitos da época de ouro do remo saldanhista, foi sem dúvida, a vitória da guarnição dos "alemães" no Campeonato Sul americano de 1935. Isto sem falar dos inúmeros Campeonatos Estaduais e Brasileiros conquistados pelos nossos remadores.
Até meados de 1953, a maioria dos clubes santistas, inclusive o Saldanha, tinham dormitórios para que os atletas, que levantavam por volta das 4 horas da madrugada, pudessem acordar cedo e treinar antes de irem para o trabalho.
No final da década de 50, o alto custo do material náutico, o grande desinteresse dos jovens, atraídos por outros esportes, e a falta de auxílio dos poderes públicos, contribuíram para acabar não só com o remo saldanhista, mas também nos demais clubes santistas.
A famosa guarnição dos alemães:
Carlos Perl Junior, Fernando Barroso Ratto, Curt Haberland, James Harding e Guilherme Furbringer (abaixo).
\rAcima aguarnição vencedora do Campeonato Estadual, em 1910:\rCarlos A. Rodrigues, Vicente Correa de Melo, Luiz Couceiro, Josino Maia e Edgard Perdigão\r Fonte: Revista Comemorativa do Jubileu de Ouro do C.R. Saldanha da Gama - 1953\rn
ATENÇÃO n
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou guidgrafias, ou mesmo, possa apenas contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco:n
gdo@almanaqueesportivodesantos.com.brn
ou ligue para (13) 3238 6992 – 3273 7295
\rn
', 'História do Remo no Saldanha da Gama

No comments: