Monday, May 25, 2015

Confira 3 sentimentos que são barreiras para o seu sucesso e saiba como lidar com eles

Veja dicas práticas para não se tornar um obstáculo a si mesmo durante a sua trajetória profissional

Atualmente, as rotinas exigem muita produtividade e pouco descanso. O problema é quando o profissional se perde nela e não sabe mais que rumo tomar. Muitas pessoas, quando percebem que elas mesmas são responsáveis pelo seu sucesso, encontram muitas barreiras que parecem não ter solução. Confira abaixo três dessas barreiras e as respectivas formas de se libertar para alcançar o sucesso:

Barreira 1: Falta de objetivo
Muitas vezes, o profissional acaba engolido pela sua própria rotina. Ele executa tarefas quase que mecanicamente a ponto de nem notar que está ausente de objetivos. Desse modo, a frustração é inevitável. Após um longo dia de trabalho, a sensação só pode ser a de cansaço físico e mental. O que, convenhamos, muitas vezes serve de desculpa para não se movimentar para alterar o quadro.

Libertação 1: Encontre um propósito
Tome consciência de suas ações. Não se deixe levar pela rotina. Acima de tudo, você é um ser humano com sentimentos e cheio de sonhos. Faça com que o acordar de manhã não seja o início de mais um dia tortuoso, mas sim uma oportunidade a mais de realizar seus objetivos. Não adianta se matar de trabalhar se você não consegue enxergar aonde isso vai te levar. Trace planos e arrisque. O mundo a nossa volta muda quando nos percebemos agentes ativos e não só passivos.

Barreira 2: Não sei quem eu sou
A jornada pelo autoconhecimento leva a vida inteira, então é comum esquecer-se de conversar consigo mesmo quando se está imerso em uma rotina atarefada. O problema é que não é possível traçar objetivos sem ter uma boa noção do que você realmente gosta ou deseja para si. Nessa situação, tomar decisões importantes ou até mesmo pequenas é sempre um problema.

Libertação 2: Passe um tempo com si mesmo
Mesmo que a rotina seja puxada e você tenha pouco tempo de descanso, lembre-se que você passa 100% do seu tempo com você mesmo. Perceba seus sentimentos durante o dia a dia, faça auto questionamentos. Não gostou de executar uma determinada tarefa por qual motivo? Ou sentiu prazer fazendo o que no dia de hoje? Pense também em seus interesses sem vergonha. Não importa se você gosta de filmes cult ou trash, de ler Dostoievski ou quadrinho da Turma da Mônica. Você precisa ser sincero consigo mesmo. Entendendo quem você é fica mais fácil criar auto-estima e energia para lutar por seus sonhos.

Barreira 3: Eu não sou bom o bastante
Saber onde quer chegar e não se achar merecedor dessa posição é uma armadilha que nós mesmos criamos. Pensamos que não somos bons o bastante. Pior ainda é quando compartilhamos nossos sonhos com familiares e amigos e eles cortam nossas asas dizendo que é impossível. A auto-estima despenca, ainda mais quando você se vê batalhando todo dia para conquistar seu objetivo, mas parece que o dia do sucesso nunca chega.

Libertação 3: Acredite em si mesmo
Você pode batalhar todo dia pelo seu sonho, mas se não acreditar de verdade que um dia vai conquistá-lo, não fará seu esforço valer à pena. Às vezes a única distância entre você e seu sonho está somente na sua mente. Quanto à demora, basta assistir alguma competição olímpica. Fica claro que os atletas treinam muito tempo antes de poder subir no pódio. Pode levar anos e isso não deve ser desestimulante, já que sucesso não é medido pelo tempo. Tenha calma. E principalmente, entenda o seu potencial, porque ninguém mais fará isso por você.
Fonte: Universia Brasil

No comments: