Tuesday, January 15, 2013

A evolução das práticas de gestão
Hoje, o ambiente de trabalho exige uma nova forma de relacionamento entre líderes e liderados, uma seleção baseada no paradigma de que trabalhamos “com” e não “para” os líderes

Monica Paiva e Roberta Hummel*
Há algo que sustenta as melhores empresas para trabalhar no mundo. Algo que é comum a qualquer relacionamento, organização ou família de sucesso. Algo que, quando desenvolvido, tem a capacidade de criar sucesso e prosperidade. Estamos falando da confiança, a palavra-chave da gestão das melhores empresas.

colegas_alegres350A palavra trabalho vem de um instrumento de tortura da idade média chamado “tripalho”. Por aí vemos que o conceito da antiguidade sobre trabalho não era dos melhores: estava relacionado a sacrifício e tortura.  Mudar isso é o grande desafio deste século.

Fazendo uma retrospectiva, podemos notar que cada época exigiu um modelo de relacionamento entre empresas e funcionários. Na Era Industrial, o trabalho em linha de produção exigia o máximo aproveitamento do tempo do funcionário para manter a produtividade. Na Era da Informação, na qual o capital intelectual passou a ser o valor mais importante para diferenciar uma empresa de sua concorrência, as promoções eram dadas aos melhores técnicos.

Hoje, estamos em plena evolução para a Era das Pessoas, na qual não basta só o esforço braçal e o conhecimento intelectual. O relacionamento é o grande diferencial para o êxito das empresas. São as ideias, o entusiasmo e a paixão pelo trabalho que geram empresas de sucesso.

Um novo modelo de trabalho se faz necessário para que as pessoas se envolvam de corpo, mente e coração no que fazem. Esse é o modelo da confiança, que, ao contrário do que muitos acham, é tangível e mensurável através da pesquisa do Great Place to Work®, que gera o Trust Index de cada empresa participante da Lista das Melhores Empresas para Trabalhar publicada anualmente.

Quando confiamos nas pessoas, naturalmente elas retribuem com empenho e comprometimento, gerando um círculo virtuoso que aumenta cada vez mais à medida que delegamos, confiamos e orientamos as pessoas que lideramos.

O Great Place to Work® realiza pesquisas com as empresas para entender como realizam a gestão de pessoas e como fazem para manter um ambiente de confiança. Recentemente, Robert Levering, fundador do instituto, nos trouxe mais uma visão para entendermos os melhores ambientes de trabalho. Analisando ano a ano as práticas das Melhores Empresas, Robert formulou o que chamamos de “As Nove Práticas Culturais das Melhores Empresas para Trabalhar”. Trata-se das nove práticas mais importantes para uma boa gestão de pessoas.

Essas práticas culturais são as seguintes: Contratar e Receber, Inspirar, Falar, Escutar, Agradecer, Desenvolver, Cuidar, Celebrar e Compartilhar. A análise dessas práticas permite identificar necessidades e fortalezas e apoiar as transformações que as empresas desejam realizar em seu ambiente de trabalho. Outro conceito relevante é o Giftwork®, a possibilidade de o trabalho ser um lugar onde as pessoas possam trocar “presentes”. Isto mesmo: presentes generosos, únicos, personalizados e surpreendentes. Um “presente” pode ser um feedback, um sorriso, uma ideia, a confiança nas pessoas com quem trabalhamos, uma ajuda em um momento difícil ou o esforço extra para terminar um trabalho.

Hoje, o ambiente de trabalho exige uma nova forma de relacionamento entre líderes e liderados, um relacionamento baseado no paradigma de que trabalhamos “com” e não “para” os líderes, na busca de resultados que beneficiam a todos numa relação ganha-ganha.

Este é o futuro que já chegou para muitas empresas que estão na lista do Great Place to Work®.

E sua empresa, já está na Era das Pessoas?

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