A evolução das práticas de gestão
Hoje, o ambiente de trabalho exige uma nova forma de
relacionamento entre líderes e liderados, uma seleção baseada no
paradigma de que trabalhamos “com” e não “para” os líderes
Monica Paiva e Roberta Hummel*
Há
algo que sustenta as melhores empresas para trabalhar no mundo. Algo
que é comum a qualquer relacionamento, organização ou família de sucesso.
Algo que, quando desenvolvido, tem a capacidade de criar sucesso e
prosperidade. Estamos falando da confiança, a palavra-chave da gestão
das melhores empresas.
A
palavra trabalho vem de um instrumento de tortura da idade média
chamado “tripalho”. Por aí vemos que o conceito da antiguidade sobre
trabalho não era dos melhores: estava relacionado a sacrifício e
tortura. Mudar isso é o grande desafio deste século.
Fazendo
uma retrospectiva, podemos notar que cada época exigiu um modelo de
relacionamento entre empresas e funcionários. Na Era Industrial, o
trabalho em linha de produção exigia o máximo aproveitamento do tempo do
funcionário para manter a produtividade. Na Era da Informação, na qual o
capital intelectual passou a ser o valor mais importante para
diferenciar uma empresa de sua concorrência, as promoções eram dadas aos
melhores técnicos.
Hoje, estamos em plena evolução para a Era
das Pessoas, na qual não basta só o esforço braçal e o conhecimento
intelectual. O relacionamento é o grande diferencial para o êxito das
empresas. São as ideias, o entusiasmo e a paixão pelo trabalho que geram
empresas de sucesso.
Um novo modelo de trabalho se faz
necessário para que as pessoas se envolvam de corpo, mente e coração no
que fazem. Esse é o modelo da confiança, que, ao contrário do que muitos
acham, é tangível e mensurável através da pesquisa do Great Place to
Work®, que gera o Trust Index de cada empresa participante da Lista das
Melhores Empresas para Trabalhar publicada anualmente.
Quando
confiamos nas pessoas, naturalmente elas retribuem com empenho e
comprometimento, gerando um círculo virtuoso que aumenta cada vez mais à
medida que delegamos, confiamos e orientamos as pessoas que lideramos.
O
Great Place to Work® realiza pesquisas com as empresas para entender
como realizam a gestão de pessoas e como fazem para manter um ambiente
de confiança. Recentemente, Robert Levering, fundador do instituto, nos
trouxe mais uma visão para entendermos os melhores ambientes de
trabalho. Analisando ano a ano as práticas das Melhores Empresas, Robert
formulou o que chamamos de “As Nove Práticas Culturais das Melhores
Empresas para Trabalhar”. Trata-se das nove práticas mais importantes
para uma boa gestão de pessoas.
Essas práticas culturais são as
seguintes: Contratar e Receber, Inspirar, Falar, Escutar, Agradecer,
Desenvolver, Cuidar, Celebrar e Compartilhar. A análise dessas práticas
permite identificar necessidades e fortalezas e apoiar as transformações
que as empresas desejam realizar em seu ambiente de trabalho. Outro
conceito relevante é o Giftwork®, a possibilidade de o trabalho ser um
lugar onde as pessoas possam trocar “presentes”. Isto mesmo: presentes
generosos, únicos, personalizados e surpreendentes. Um “presente” pode
ser um feedback, um sorriso, uma ideia, a confiança nas pessoas com quem
trabalhamos, uma ajuda em um momento difícil ou o esforço extra para
terminar um trabalho.
Hoje, o ambiente de trabalho exige uma
nova forma de relacionamento entre líderes e liderados, um
relacionamento baseado no paradigma de que trabalhamos “com” e não
“para” os líderes, na busca de resultados que beneficiam a todos numa
relação ganha-ganha.
Este é o futuro que já chegou para muitas empresas que estão na lista do Great Place to Work®.
E sua empresa, já está na Era das Pessoas?
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