Tuesday, October 23, 2012


Muitos profissionais não sabem quanto cobrar pelo seu trabalho. Para ajudar nessa difícil tarefa, apresento algumas “Tabelas Referenciais de Valores”.
Vender ilustração é diferente de vender peixe ou pãozinho. Cada trabalho é um caso isolado e terá um preço diferente. Nossos valores dependem de uma série de fatores que devem ser levados em consideração (tamanho do cliente, onde será veiculado, durante quanto tempo, em que veículos, dificuldade de execução, prazo, etc) na hora de enviar um orçamento.
E o ilustrador precisa aprender a reconhecer quanto vale o seu trabalho.
A melhor maneira de se começar é sabendo qual é o valor mínimo de uma ilustração e, para cumprir essa função, existem tabelas de preços de associações ou sindicatos.
Para oferecer alguns parâmeros, seguem Tabelas Referenciais de Valores de diversos órgãos e entidades.
Indice Referencial de Valores (IRV) da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil: http://www.sib.org.br
Márcio Morais: o ilustrador Márcio Morais criou uma tabela que chegou a valores (médios e mínimos) com a ajuda de diversos outros ilustradores profissionais:http://www.marciomorais.com.br/referencia/referencia_valores_ilustracoes.pdf
Tabela Ilustrador Montalvo Machado (Info/Downloads): www.montalvomachado.com.br
Troféu HQ Mix: http://tinyurl.com/6ex6h67
Além de consultar as tabelas, é sempre bom conversar com alguns colegas ilustradores na hora de apresentar propostas de valores para os clientes.
Ganhar concorrências apostando no preço baixo é um caminho que pode ser bom a curto prazo. Mas esse é o tipo de aposta bastante arriscada, pois sempre poderá aparecer outro alguém disposto a cobrar menos. E aí?
Se o ilustrador não souber valorizar o seu trabalho, nenhum cliente o fará.
Para concluir, sugiro a leitura do artigo do cartunista Maurício de Souza: “A arte de cobrar pela arte”.
http://www.monica.com.br/mauricio/cronicas/cron031.htm

No comments: