Friday, July 22, 2011

Designers canadenses são especialistas em dar nova vida a resíduos

arquitetura e design

Postado em 21/07/2011 às 14h43
As criações são repletas de utilidades inovadoras para coisas que facilmente seriam descartadas. Entre as luminárias existem modelos feitos com cabides, garrafas PET, caixas e até com escorredores de macarrão. (Imagem:Organelledesign)

O estúdio de design Organelle, com instalações em Vancouver e Nova York, é especializado em dar utilidade a coisas que antes não passavam de simples resíduos. Os trabalhos da dupla de designers Alex Witko e Courtney Hunt vão desde luminárias até projetos arquitetônicos sustentáveis para comunidades.

As criações são repletas de utilidades inovadoras para coisas que facilmente seriam descartadas. Entre as luminárias existem modelos feitos com cabides, garrafas PET, caixas e até com escorredores de macarrão. As cadeiras velhas passam por reformas e novos modelos são elaborados a partir de pedaços de madeira reaproveitada.

No site do estúdio os designers reforçam o ideal ecologicamente correto do projeto. “Nosso trabalho começa com uma premissa simples: os resíduos são o recurso mais abundante que as cidades têm para oferecer. Muitas vezes gratuitos e baratos, os resíduos são uma fonte aparentemente interminável, sempre oferecendo novas possibilidades de designer”.

A dupla consegue aproveitar materiais de todos os tipos para criar utensílios simples de uso prático, como uma sacola retornável feita de lona reaproveitada, ou trabalhos mais complexos como a decoração de um apartamento, provando assim a eficiência da transformação de materiais proporcionada pelo conceito de Upcycle.

Por Thaís Teisen – Redação CicloVivo

No comments: