Tuesday, March 15, 2011

Sustentabilidade: Posigraf entra no mercado global de créditos de carbono por conquista da ISO 14064

Gráfica é uma das únicas do Brasil com um inventário de carbono certificado por selo de garantia internacional
A Posigraf, gráfica do Grupo Positivo, conquistou recentemente a certificação ISO 14064, que valida seu inventário de gases de efeito estufa de acordo com a metodologia do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol). A auditoria foi realizada pela Aenor, certificadora espanhola credenciada.

Com isso, a gráfica torna-se uma das únicas do país com um inventário de carbono certificado por selo de garantia internacional. De acordo com o diretor geral, Giem Guimarães, a conquista demonstra o compromisso que a empresa mantém com o meio ambiente. “Essa certificação complementa nossas ações em favor da conservação da biodiversidade, que já são desenvolvidas há bastante tempo e vêm trazendo resultados cada vez mais favoráveis”, detalha. Com a obtenção da ISO 14064, a Posigraf poderá, a partir de projetos de redução de emissões de gases de efeito estufa, ofertar créditos de carbono voluntários a outras empresas e organizações, uma vez que todo o seu processo obedece às normas internacionais. Esta possibilidade faz parte de um movimento composto por diversos governos, mercados e sociedade para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Além dessa conquista, a Posigraf mantém outros programas que comprovam a atuação da empresa na conservação do meio ambiente. A campanha Carbono Zero Posigraf, implantada na gráfica em 2008, tem o objetivo de compensar as emissões de carbono dos seus processos produtivos. A compensação é realizada por meio da preservação de uma floresta de Araucárias, no Paraná. O projeto é realizado em parceria com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e segue padrões do GHG Protocol.

A gráfica paranaense possui ainda os certificados ISO 14001, Forest Stewardship Council (FSC) e Program for the Endorsement of Forest Certification Schemes (PEFC).

Posigraf
www.posigraf.com.br

No comments: