Tuesday, March 01, 2011

Carteira feita com fita cassete por Chezlin.


Fitas cassetes são reaproveitadas e transformadas em novos objetos
Postado em 28/02/2011 ás 11h50
(Imagem:craftster.org)

As fitas cassetes podem estar um pouco desatualizadas para arquivar músicas, mas isso não significa que reaproveitá-la esteja fora de moda. Existem diversas maneiras de transformá-las em algo útil e atual.

A artista americana Chezlin teve a ideia de criar uma carteira a partir de fitas cassetes. O objeto pode ser feito com zíper, armação de metal de um moedeiro velho ou botão, conforme mostrado na galeria.

Outra ideia bacana para reutilizar as fitas cassetes é transformá-las em caixas ou luminárias diferentes, como fizeram os designers da Transparent House. A junção de dezenas de fitas, dispostas de maneiras diferentes e atraentes resulta em caixas ou luminárias únicas.

Ambas são feitas amarrando-as firmemente com algum tipo de laço plástico. Quando iluminadas elas soltam uma luz especial. O design das fitas cassetes permite a passagem de luz, através dos furos, de uma maneira que não é preciso trabalhar com outros formatos mais sólidos. A peça lança sombras dramáticas em torno das superfícies.

Embora não seja uma coisa normal ter uma luminária de fitas cassetes, este tipo de reutilização adaptativa de aproveitar materiais e dar-lhes novo uso diminui a quantidade de lixo que vai para o aterro, caracterizando uma grande ideia.

A espanhola Vanessa Moreno Serna também desenvolveu algumas luminárias contemporâneas a partir de produtos reciclados de fita cassete. Ela varia no tamanho podendo ser utilizada como abajur ou luminária. Feita a partir de produtos reciclados, a criação é uma homenagem às fitas que marcaram e tornaram-se símbolo da geração dos anos 80. A fim de salvar as fitas e o meio ambiente, ela criou uma gama de produtos criados a partir deste material dando-lhes uma nova vida e novo significado.

Uma sugestão prática para as crianças, é a utilização das fitas na criação de pequenos caderninhos de desenho ou de anotação.

Redação CicloVivo

No comments: