Monday, December 20, 2010

Solstício de Verão com Eclipse Total da Lua

Publicado em: 19/12/2010
Por: Dimitri Camiloto

O dia 21 de dezembro é sempre um momento especial, de celebração, pois marca o Solstício de Verão aqui no Hemisfério Sul, o instante em que o Trópico de Capricórnio está mais voltado para o Sol e quando temos o dia mais longo do ano. Desta vez, porém, haverá um eclipse total da Lua nesta data, conferindo à chegada do Verão um caráter excepcional.

No Solstício de Verão, o Sol nasce mais cedo e se põe mais tarde. Após o solstício, as noites começam lentamente a se equipararem com os dias, mas seguimos Verão adentro, na estação mais quente do ano, onde há o apogeu da luz e do calor. O significado cósmico do Solstício de Verão é precisamente o caráter de divisão qualitativa que o Cosmo aplica à Natureza, na experiência cíclica do ritmo da vida.

Esta lógica da própria Natureza foi tomada como fonte de orientação desde que os primeiros calendários surgiram. A observação do Sol levou povos antigos a demarcarem os pontos celestes nos quais os solstícios acontecem e a construir templos e pirâmides onde fendas e corredores deixavam a passagem da luz acontecer justamente nos instantes exatos de sua manifestação, para então realizarem uma série de atividades sociais e celebrações. Este ano, o Solstício de Verão acontece às 21h39min de Brasília.

Como vimos, no mesmo dia teremos um eclipse total da Lua, cujo auge será às 6h13min de Brasília. Os antigos costumavam ter uma visão pessimista dos eclipses porque eles representam momentos em que nosso planeta não tem a seu lado a presença do Sol (Pai) e da Lua (Mãe), como se ficássemos órfãos e desprotegidos.

Por meio de um outro enfoque, você pode ver no simbolismo do eclipse a possibilidade de independência, de libertação, de assumir maior responsabilidade perante a sua própria vida e o planeta, sem deixar a sua sorte ao sabor de entidades superiores sobre as quais são depositadas esperanças de realizarem o que, na verdade, cabe a você mesmo fazer. A área da sua vida mais diretamente relacionada ao eclipse é indicada pelas casas astrológicas onde ele ocorre no seu mapa astral.

No momento em que o Sol estiver nascendo no Brasil, em seu dia de apogeu, estará ocorrendo o eclipse da Lua Cheia, quando esta já estiver se pondo. Trata-se de um evento astrônomico muito bonito e com um significado astrológico e qualidade energética especiais.
Um eclipse total da Lua tem lugar quando há o alinhamento do Sol, da Terra e da Lua, com o nosso planeta situado bem no meio, projetando uma sombra sobre a Lua. Durante o eclipse a superfície da Lua poderá parecer vermelha, devido ao fato da luz solar ser refratada através da Terra.

Ao final de um 2010 bastante intenso do ponto de vista astrólogico, teremos um eclipse no momento de maior luz incidindo sobre o Hemisfério Sul e de maior escuridão no Hemisfério Norte. Procure encarar o eclipse como a sinalização do final uma fase e do início de uma outra. Já que os intervalos entre as séries de eclipses costumam ser de seis meses, você poderá fazer uma retrospectiva do que viveu do meio do ano para cá e se planejar para o próximo semestre, quando teremos nova leva de eclipses nos meses de junho e julho. Contudo, já no dia 04 de janeiro haverá um eclipse parcial do Sol, visível no norte da África, no leste da Europa e no Oriente Médio, relacionado à série atual.

Este eclipse total da Lua ocorre com o Sol e a Lua no último grau de Sagitário e Gêmeos, respectivamente, havendo ainda destaque todo especial para os regentes destes dois signos, Júpiter e Mercúrio. Como a Lua será eclipsada em Gêmeos, o momento sugere que você procure calar a mente que pensa e abra um canal mais expansivo para a mente que vê.

Definitivamente, este não é o momento de buscar um significado racional para as coisas ou ficar pensando incessantemente, em círculos, mas de seguir a sua própria verdade, a do coração, a que expressa plenamente o sentido que você atribui à sua própria vida. Não importa se este significado é compreensível ou passível de ser comunicado claramente para os outros, o que importa é a sua fé no seu próprio caminho. Quem sabe da sua verdade é você, e isso ninguém pode lhe ensinar, pois está dentro de si.

É tempo, portanto, de você buscar uma compreensão mais profunda da sua própria vida, abrindo mão e se desapegando de padrões desgastados e mostrando-se mais receptivo a uma visão mais ampla da sua realidade e do rumo que pretende seguir, independente do que seja o mais sensato para a maioria, do que seja o lugar-comum. Este eclipse chama atenção para os perigos de você se desviar do seu caminho se distraindo com coisas supérfluas e alheias ao sentido que você precisa buscar. Se puder, levante mais cedo, faça uma meditação, reze, sintonize vibrações positivas, plasme imagens e ideias de luz, abençoe a sua própria existência e o universo do qual fazemos parte.

Todo eclipse é uma ótima oportunidade de renascimento e desta vez, com o ápice da manifestação solar, temos um convite de maravilhosa magnitude para abraçarmos um novo ciclo em nossas vidas e podermos superar qualquer limitação ou dificuldade, construindo uma realidade mais afinada com os propósitos firmes que cada um de nós necessita estabelecer para si. Os efeitos das nossas atitudes se potencializam de forma muito intensa durante os eclipses e os solstícios. Estabeleça um contato direto com o seu próprio futuro, vislumbrando uma etapa de maior envolvimento com a sua sabedoria interior, com a verdade da sua alma, com o seu caminho espiritual, com o projeto divino assumido por cada um de nós ao nascer.

No comments: