Wednesday, September 08, 2010

Vem aí a Logística Reversa

Caro leitor,
Não sei se você está por dentro dessa história de Política Nacional de Resíduos Sólidos mas isso deve mudar consideravelmente sua relação com o lixo que você produz e inclusive sua responsabilidade por ele.
A PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) é um amplo guardachuva que vem para estabelecer em nível nacional, os parâmetros para gestão dos resíduos gerados no país. Nesse contexto existe um ponto denominado responsabilidade compartilhada, que é exatamente a divisão da parte que lhe cabe nessa história toda.
A responsabilidade compartilhada atribui obrigações a fabricantes, distribuidores, governo e consumidores, visando a viabilidade da reciclagem ou do reaproveitamento dos materiais.
Um ponto muito interessante e fundamental nessa nova Política é a questão da logística reversa. Trata-se do caminho de volta dos produtos depois que eles passam a ser considerados resíduos, ou seja, no pós consumo.
É interessante imaginar o cenário do descarte de materiais a partir da implantação da logística reversa.
Hoje em dia, o que fazemos quando temos um ítem como uma geladeira para jogar fora?
Obviamente uma geladeira não cabe na lixeira da sua casa e nem tampouco consigo engolir a imagem de uma geladeira sendo esmagada na parte de trás de um desses caminhões que realiza a coleta de lixo.
O que fazemos geralmente é colocar pra fora e ver o que acontece.
Provavelmente algum catador de materiais passará com o seu carrinho e levará a sua geladeira para uma sucataria, onde ela será desmontada e vendida por partes para ser reciclada.
É mais ou menos esse o processo que vai ser estabelecido. Resíduos especificos como eletrodomésticos de grande porte, como a sua geladeira ou o seu fogão, terão um atendimento especial dos fabricantes. Provavelmente haverá um call center onde você poderá agendar a retirada de seu equipamento inservível, que então será encaminhado para reciclagem.
Outros itens comuns do dia a dia, como garrafas, latas e embalagens normais não receberão um tratamento tão exclusivo. Para estes deverá ser montado um esquema mais parecido com o a coleta seletiva normal. Mas será sua responsabilidade cooperar com o descarte adequado, facilitando o processo e gerando possibilidades a partir de um trabalho bem feito.
Com certeza você ouvirá falar mais de lixo daqui pra frente e se envolverá mais ainda com o que sai da sua casa.

Fique de olho e se prepare para a revolução do lixo que está por vir.

@eco_netto
@recicleiros

No comments: