Wednesday, August 18, 2010

Brasil recebe, de novo, lixo do exterior

    18/08/2010 10:07

Texto: A- A+

Agência Brasil
BRASÍLIA - O Brasil recebeu mais 22 toneladas de lixo estrangeiro. A carga, vinda da Alemanha, foi interceptada pela Receita Federal e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no porto de Rio Grande (RS). Em 2009, mais de mil toneladas de lixo vindas do Reino Unido foram importadas para o Brasil e devolvida, meses depois, após multas e notificação do Ministério das Relações Exteriores a organismos internacionais.

Dessa vez, os fiscais encontraram embalagens de produtos de limpeza, resíduos contaminados e até fraldas descartáveis na carga, que deveria conter resíduos industriais para empresas de reciclagem, e não lixo doméstico. A carga saiu do porto de Hamburgo.

De acordo com o Ibama, a transportadora da carga e a empresa brasileira responsável pela importação foram multadas pela transferência ilegal de lixo de um país a outro. O total de multas chega a R$ 1,9 milhão. A transportadora deverá devolver o lixo à Alemanha em dez dias, contados a partir da chegada ao Brasil, no dia 13.

O Ibama argumenta que a importação fere a Convenção da Basileia, acordo internacional que regulamenta a movimentação de resíduos perigosos entre países. Segundo a convenção, qualquer movimento de resíduos perigosos entre fronteiras, em que o material não esteja em conformidade com os documentos poderá ser considerado tráfico ilícito.

(Agência Brasil)


Leia mais: http://www.valoronline.com.br/?online/geral/20/6440427/brasil-recebe,-de-novo,-lixo-do-exterior&scrollX=0&scrollY=0&tamFonte=#ixzz0x1GVhAEc

No comments: