Sunday, November 22, 2015

O péssimo hábito da procrastinação


Quando é que você pretende se tornar mais organizado e mudar a sua vida para a melhor? Como se livrar do triste hábito da procrastinação? Mude seus hábitos e mude sua vida

Durante muito tempo eu trabalhei com um colega que utilizava uma técnica interessante para selecionar projetos e se livrar dos problemas relacionados à sua área. Como se tratava do todo-poderoso da área comercial e tudo tinha que passar pelo seu crivo, ele formava sempre três pilhas de documentos devidamente organizadas sobre a mesa de trabalho.

A pilha do lado esquerdo dizia respeito aos documentos ou projetos recebidos durante a semana, ou seja, casos recentes e urgentes. A pilha do meio referia-se aos projetos que foram urgentes um dia, agora nem tanto, já que há mais de uma semana ninguém cobrava nada. Por fim, a pilha do lado direito, com o dobro de documentos contidos na pilha do meio, que estavam estacionados ali há mais de um mês, era sinal de que o nível de urgência havia sido rebaixado para irrelevante. Como ele sempre dizia, “se alguém reclamar, os projetos estão por aqui, caso contrário, não devem muito importantes”.

Eu ficava indignado com tal atitude e considerava aquilo um absurdo, mas o fato é que eu saí da empresa e o indivíduo continuou por lá utilizando a mesma técnica, com um pouco mais de velocidade, em razão da globalização e da competitividade, segundo me dizem os remanescentes da época, mas o fato é que ele resistiu bem mais do que eu praticando a arte de empurrar as coisas com a barriga.

Durante anos eu lutei contra um hábito extremamente nocivo para o desenvolvimento humano, em todos os sentidos: a procrastinação. Em poucas palavras, procrastinação é o hábito de se deixar para depois ou para o dia seguinte ou para algum dia, quando sobrar tempo, o que pode ser realizado imediatamente ou em prazo definido, se houver boa vontade e predisposição para o planejamento.

Tudo o que acontece na vida está diretamente relacionado com os seguintes pontos:

1) A sua capacidade de atrair coisas boas ou coisas ruins, dependendo do seu estado de espírito;

2) A sua capacidade de realizar a contento aquilo que lhe é atribuído em troca de um benefício ou de uma remuneração;

3) A sua capacidade para enfrentar as adversidades que surgem com frequência no seu caminho todas as vezes que você encontra-se devidamente bem instalado na sua zona de conforto pessoal e profissional;

4) A sua capacidade de realizar as coisas de maneira mais rápida e eficiente do que as pessoas ao seu redor.

Imagine que você contemple todas as competências mencionadas anteriormente e, ainda assim, sua vida exiba um verdadeiro cabedal de dificuldades, tais como: acúmulo de dívidas no cartão de crédito, limite inteiramente tomado no cheque especial, pressão familiar para redução da carga horária de trabalho, queda no volume de vendas e, por consequência, não atingimento das metas, e o que é pior, seu chefe vive perguntando quanto tempo falta para você se aposentar apesar de você ter entrado na empresa há pouco tempo.

Embora a maioria dos profissionais não acredite tanto na sua capacidade de realização, por razões de ordem familiar, histórica e cultural, o seu potencial de criatividade para solução de problemas é inesgotável. A dificuldade maior está na falta de disciplina, de organização, de planejamento, na baixa autoestima e, em boa parte dos casos, na sua triste e real capacidade de deixar para amanhã o que se pode fazer hoje.

Em geral, a sociedade recomenda que sejamos fortes, apresentáveis, sorridentes, bem-relacionados e, acima de tudo, bem-sucedidos. Isso nos impõe uma sobrecarga violenta de trabalho, além da emocional, praticamente incompatível com a nossa capacidade de resposta. Resultado: frustração, estresse, pressão alta, cara feia todas as manhãs, dívidas, doenças de todos os tipos, demissão ou afastamento.

A tentação de parecermos o que não somos sempre nos persegue e, no fundo, acabamos dando um jeito para tudo, porém o custo é elevado. Por conta da nossa eterna necessidade de querer ser e de ter sempre mais do que o necessário, sacrificamos a saúde, o relacionamento conjugal, o crescimento dos filhos, enfim, o convívio familiar, e não vivemos a vida plenamente.

O que você precisa para ter qualidade de vida? Por que assume tantos compromissos que não tem condições de cumprir? Quanto vale tomar um bom café da manhã ao lado da família ou fazer aquela viagem que há anos está sendo adiada por conta da pressão da sociedade?

Embora a sociedade imponha uma série de restrições e de obrigações, cabe a você, e mais ninguém, a decisão de aceitar aquilo que não condiz com a sua maneira de ser, pensar e agir. Portanto, ser seletivo não é uma questão de ser prepotente, mas uma questão de sobrevivência.

Por tudo isso, quero compartilhar minha experiência com vocês, pois aprendi, a duras penas, que a melhor forma de avançar mais rápido é estabelecer prioridades de acordo com a importância dos nossos objetivos e metas.

Tentar abraçar o mundo com as pernas e empurrar as coisas com a barriga é um defeito, por vezes irremediável, que não levará você a lugar algum, portanto, as questões a seguir são fundamentais para ajudá-lo a recuperar o foco e manter acesa a esperança de uma vida mais digna, consistente e equilibrada.

1. Uma coisa de cada vez: não existe frustração maior do que várias coisas iniciadas e nenhuma encerrada com sucesso. Vá por partes, mas faça bem feito.

2. Crie metas mensuráveis: o segredo é fracionar a meta principal em pequenas metas seguidas de ações concretas e prazos específicos para conquistá-las.

3. Estabeleça prioridades: acredite no todo, mas dedique-se ao mais importante de acordo com cada momento da sua existência. As coisas mais importantes não devem ficar à mercê das coisas menos importantes, dizia Goethe, escritor alemão.

4. Pare de procrastinar: deixar para amanhã o que se deve fazer hoje é uma excelente maneira de prorrogar os seus sonhos para um dia, talvez quando você nao tiver mais paciência, energia e motivação para nada.

5. Você é totalmente responsável por sua vida: você não pode mudar as circunstâncias nem os acontecimentos ao seu redor, mas pode mudar a si mesmo. Não basta ter competência, é necessário ter atitude.


De acordo com Mark Twain, escritor e conferencista norte-americano, o segredo de ir em frente está em começar e o segredo de começar está em repartir as tarefas complexas e esmagadoras em tarefas pequenas e administráveis e, então, começar pela primeira.
Pense nisso, mude seus hábitos e seja bem mais feliz!

Tuesday, November 03, 2015

7 Hobbies Ciência diz que vai fazer você mais inteligente

Durante muito tempo, acreditou-se que as pessoas nascem com um determinado nível de inteligência e o melhor que poderíamos fazer na vida era viver até o nosso potencial. Os cientistas têm agora provado que podemos realmente  aumentar o nosso potencial e nos divertir no processo. Sabemos agora que, ao aprender novas habilidades o cérebro cria novas vias neurais que fazem funcionar mais rápido e melhor.

Aqui está uma lista de sete hobbies que fazem você mais inteligente e por quê.

1. Tocar instrumento musical.
Jogando a música ajuda a criatividade, habilidades analíticas, linguagem, matemática, habilidades motoras finas e muito mais. Embora todos estes são grandes vantagens, algumas pessoas argumentam que a prática de esportes de equipe pode fazer tantas coisas. O que faz tocar instrumentos musicais que outras actividades não fazer é  reforçar o corpo caloso, que liga os hemisférios do  cérebro, criando novas conexões.

Uma melhor corpo caloso ajuda com habilidades executivas, memória, resolução de problemas e função do cérebro em geral, independentemente de quantos anos você tem.

2. Leia nada.
Os benefícios da leitura são os mesmos se você está desfrutando de Game of Thrones, Harry Potter  ou a última edição do Wall Street Journal. Reading reduz o stress, o que faz você se sentir melhor sobre si mesmo, e aumenta todos os três tipos de inteligência - cristalizado, fluida e emocional. Isso ajuda na resolução de problemas, colocando diferentes peças de conhecimento em conjunto para navegar melhor vida cotidiana, detecção de padrões, processos de compreender e interpretar com precisão e respondendo aos sentimentos das outras pessoas.

No trabalho, isso se traduz em uma melhor compreensão de como fazer as coisas acontecerem e melhores habilidades gerenciais.

3. Exercício regularmente.
Exercício ocasional por si só não fazer o truque. O exercício regular é muito mais eficaz do que trabalho duro-outs de vez em quando. Ao fazer exercícios regularmente as células são inundados com BDNF, uma proteína que ajuda com a memória, a aprendizagem, foco, concentração e compreensão. Isto também é muitas vezes referida como a acuidade mental.

Alguns cientistas especulam que se sentar por longos períodos de tempo tem o efeito oposto e realmente dificulta o nosso cérebro de funcionar tão bem quanto poderia.

4. Aprender uma nova língua.
Esqueça resolver quebra-cabeças para melhorar a sua memória e aprender uma língua estrangeira em seu lugar. A pesquisa mostrou que as pessoas que são bilíngües são melhores em resolver quebra-cabeças do que as pessoas que falam apenas uma língua. Aprendizagem com sucesso novas línguas permite que seu cérebro para melhor executar quaisquer tarefas mentalmente exigentes. Isso inclui as habilidades típicas executivas, tais como planejamento e solução de problemas.

Além disso, falar pelo menos duas línguas afeta positivamente a sua habilidade para monitorar o ambiente e para melhor direcionar sua atenção para os processos. Muitas pessoas dizem que porque os executivos falam línguas, eles devem aprender espanhol ou francês, se eles querem subir as fileiras. Com base em como o cérebro reage a aprender línguas, pode ser o contrário. Aprender outro idioma pode ser o último elo perdido as pessoas precisam para obter seu cérebro pronto para assumir empregos de nível C.

5. Teste o seu aprendizado cumulativo.
Muitos estudantes inteligentes "empinar '' escola e na faculdade para finais e parecem ter dominado o tema do dia do grande teste. O problema com isso é que tendemos a esquecer essas coisas rapidamente, porque estamos raramente, ou nunca, necessário para repetir que o conhecimento dessa mesma forma. Uma razão a estudar uma nova língua nos faz mais inteligente é porque requer aprendizado cumulativo. Porque precisamos deles uma e outra vez, a gramática eo vocabulário que aprendemos é repetida inúmeras vezes como podemos melhorar as nossas competências em línguas estrangeiras .

Aplicar o conceito de aprendizagem cumulativa a vida de cada dia e seu local de trabalho, mantendo o controle de bits notáveis ​​de conhecimento que você adquire. Passar por tópicos de livros recentes, observações durante uma negociação importante, ou manter um pequeno jornal com qualquer coisa que chama a sua atenção. Começar a integrar a aprendizagem acumulada em seu programa de auto-aperfeiçoamento.

Relacionados:  Você tem o poder para Rewire Your Brain para mais alegria

6. Exercite seu cérebro.
Sudoku, quebra-cabeças, enigmas, jogos de tabuleiro, jogos de vídeo, jogos de cartas, e atividades semelhantes aumentar neuroplasticidade. Este abrange uma ampla variedade de alterações nas vias neurais e sinapses que é, basicamente, a capacidade do cérebro para reorganizar-se. Quando as células nervosas responder de novas maneiras, que aumenta a neuroplasticidade, o que nos permite uma maior capacidade de ver as coisas a partir de diferentes pontos de vista andunderstand causa e efeito de comportamentos e emoções. Nós nos tornamos conscientes de novos padrões e nossas habilidades cognitivas obtêm uma melhora.

Considerando-se que está envolvida na neuroplasticidade deficiências tais como zumbidos nos ouvidos, uma quantidade aumentada pode ajudar a prevenir certas condições. Por exemplo, as pessoas com alta neurplasticity são menos propensas a ansiedade e depressão ao mesmo tempo aprender mais rápido e memorizar mais.

7. Medite.
Em 1992, o Dalai Lama convidou cientista Richard Davidson para estudar suas ondas cerebrais durante a meditação  para descobrir se ele poderia gerar ondas cerebrais específicas no comando. Acontece que quando o Dalai Lama e outros monges foram instruídos a meditar e se concentrar em compaixão, suas ondas cerebrais mostraram que eles estavam em um estado de profunda compaixão de espírito. Os resultados da pesquisa completos publicados em "Proceedings of the National Academy of Sciences" em 2004 e, em seguida, no Wall Street Journal, onde recebeu uma enorme quantidade de atenção.

A meditação tornou-se interessante para as pessoas ambiciosas, pois o estudo implicou que podemos controlar nossas próprias ondas cerebrais e sentir o que nós queremos sentir sempre que nós queremos. Isto significa que podemos sentir mais poderosa direita antes de uma negociação, mais confiante quando pedir um aumento e mais convincente durante uma chamada de vendas.

A idéia geral é que o cérebro pode continuar a desenvolver e você pode fazer isso de propósito. Diferentes atividades estimulam áreas diferentes do cérebro, para que possa trabalhar em tornar-se imbatível em seus pontos fortes, bem como melhorar seus pontos fracos. Concentrando-se auto-aperfeiçoamento no cérebro é uma boa idéia para quem sente que eles estão em seu pico profissional (ou talvez apenas ter parado ficando melhor), profissionais ambiciosos e de empresários do curso que estão olhando para maximizar o seu potencial.

Por Costco Wholesale Corporation quer quebrar Mesmo em vendas de varejo
25 DE AGOSTO DE 2015

42 km: como conciliar trabalho e planilha

Para ganhar rendimento nos 42 km é preciso conciliar os treinos puxados com a agenda

Sua próxima meta é completar os 42 km? Saiba como organizar os seus treinos
Sua próxima meta na corrida de rua é completar uma maratona. Mas para que você tenha um bom desempenho na corrida de 42 km é preciso conciliar sua agenda de trabalho e os compromissos familiares com a planilha de treinos, que é muito mais puxada do que as das provas mais curtas.

Antes de tudo, analise o seu objetivo, colocando em foco a data da maratona e o seu nível atual de treinamento e condicionamento físico. Exponha nesta análise sua disponibilidade diária e semanal para os treinos, levando em consideração os compromissos profissionais e familiares. Com isso em mãos, você poderá traçar um planejamento e uma periodização adequada para as suas necessidades, possibilidades, disponibilidades e objetivos.

Além disso, tenha em mente que para completar os 42 km você deve fazer de três a quatro treinos de corrida por semana, além de dedicar mais duas sessões para treinamento de força. E lembre-se de que os treinos para maratona são mais extenuantes, o que torna imprescindível ter em sua planilha um day off total, quando você não faz nenhuma atividade física.

Com todas essas informações em mãos, siga as cinco dicas abaixo para conciliar trabalho e planilha e para ter sucesso nos 42 km.

1. Acordar cedo para treinar depende única e exclusivamente de você. Seus hábitos para correr até podem ser noturnos, mas como os treinos são mais longos para a maratona é preciso adequar a sua agenda. Neste caso, é melhor que você dê preferência para treinar antes do trabalho, pois nada garante que você terá tempo para treinar durante o dia ou no final dele. Sempre pode haver contratempos, reuniões, trânsito, compromissos de última hora etc.

2. Se você sabe que seu dia será estressante, com muitos compromissos profissionais e reuniões importantes, também prefira treinar antes do trabalho. Assim a cabeça estará livre dos problemas, o corpo descansado e a motivação em alta.

3. Se os seus compromissos de trabalho variam muito em relação aos dias e horários e se você não tem uma agenda profissional fixa, tente trabalhar com uma programação de treinos que seja flexível. Cumpra os treinos, respeitando a sequência e a ordem, sem ficar preso aos dias e horários.

4. Em relação à família, tente, na medida do possível, treinar antes dos compromissos familiares, pois assim você já terá cumprido o seu dever de atleta e poderá dedicar todo o seu tempo e o seu dia para isso.

5. Outra estratégia interessante é integrar à família aos seus treinos, por exemplo, nos treinos longos do fim de semana. Sabendo que terá que correr grandes quilometragens ou por muitas horas, trace um percurso e peça para a esposa e os filhos lhe esperarem no destino final, com roupas secas, comida e bebida. Você faz o seu treino e, depois, tem o dia todo para estar com a família e se divertir.

(Fonte: Rogério Carvalho, personal trainer e preparador físico de atletas de endurance, IRONMAN Certified Coach e membro do Grupo de Estudos do Desempenho Aeróbio da EEFE-USP)

Por Lygia Haydée