Saturday, January 18, 2014

5 coisas que pessoas super bem sucedidas fazem pela manhã

Se você é uma pessoa amiga ou inimiga das primeiras horas matinais, tanto faz. A questão é que muitas pessoas com histórias de sucesso aproveitam as primeiras horas da manhã antes do trabalho. Muitos presidentes de empresa, pessoas responsáveis por cargos de comando e pessoas influentes tem isso como parte da rotina.

Margaret Thatcher acordava às 5h. Frank Lloyd Wright, o gênio da arquitetura e criador da casa cascata acordava às 4h. E Robert Iger, o CEO of Disney acorda às 4:30h.

E se você é daquele tipo de pessoa que assim como eu afirma que é mais produtiva a noite, diz o estudo da  Inc. Magazine que não é bem assim. Segundo a revista, as pessoas da manhã costumam ser mais proativas e produtivas – além de obterem hábitos mais saudáveis. Então vamos á lista do que as pessoas bem sucedidas fazem pela manhã.

Preparar-se para o dia de trabalho depois de uma sessão de atividade física é recomendado incessantemente. Por todos que já o fazem, pelos médicos, pelo inconsciente coletivo. Aqui em Santos vamos combinar que temos uma vantagem competitiva gigantesca: quem mora perto da praia pode optar por uma caminhada de 30 minutos, ou por uma pedalada similar (veja como usar o Bike Santos passo-a-passo). Santos também possui algumas academias que abrem às 6h da manhã como a Agonn e a SmartFit.

E mesmo quem não quer fazer nada disso pode ir a pé para o trabalho ou usar as ciclovias. Claro que depende do calor do dia e da localização geográfica do sei local de trabalho.

Ah! Quem caminha pela manhã na praia de Santos geralmente se depara com essa cena. Tirei a foto numa caminhada, por volta de 8 da manhã.

Planejar o dia pela manhã, avaliar a agenda, fazer listas do que precisa ser feito ajudará a priorizar as tarefas, ter uma noção de “controle” melhor do tempo e das atividades. Eu uso bastante as ferramentas do Google para me ajudarem nessa missão, como o Google Calendar e o Google Drive (se você tem um e-mail do GMail certamente essas ferramentas estão disponíveis para você).

As primeiras horas da manhã proporcionam maior clareza e reflexão para definir as prioridades. Outra técnica é considerar métodos para organização do tempo, com pequenas recompensas para ajudar na saúde mental sem que isso impacte na produtividade.

Tomar um café da manhã saudável evita que você seja distraído pelo chamado do seu estômago ainda pela manhã. Além disso o café da manhã é uma excelente hora para socialização. Em casa é uma excelente opção para ganhar um tempinho com a família. Se você toma café da manhã na rua pode ser uma boa opção para socializar com conhecidos e amigos: na padaria ou no empório perto da sua casa.

Colocar os pensamentos em ordem ou fazer um exercício de visualização é mais estratégico nas horas mais quietas da manhã. Ficar um tempo quieto(a) refletindo sobre coisas e pensamentos positivos ajuda no humor e a recarregar as energias. Sempre é importante ter um tempo para colocar os pensamentos em ordem e cada um encontra sua forma de fazê-lo. Seja quieto no escritório, seja praticando uma atividade física ou no banho.

Existem algumas tarefas mais chatas, pesadas e que acabam no balaio da procrastinação. E enquanto você procrastina a tarefa persegue você! Uma dica é eliminar esse “pior trabalho” pela manhã aproveitando a sua disposição, assim o dia será gradativamente mais fácil. E você já terá aquela sensação de missão cumprida que é altamente motivadora.

Baseado no artigo 5 Things Super Successful People Do Before 8 AM da Forbes
http://www.forbes.com/sites/jennifercohen/2013/10/02/5-things-super-successful-people-do-before-8-am/

Monday, January 06, 2014

13 Coisas que pessoas mentalmente fortes não fazem

Nota: este artigo foi traduzido a partir de um artigo publicado no site da Forbes em 18/Nov/2013. Para ler o artigo na íntegra (em inglês), clique aqui.

http://www.forbes.com/sites/cherylsnappconner/2013/11/18/mentally-strong-people-the-13-things-they-avoid/


Pessoas de mentalidade forte possuem hábitos saudáveis. Elas lidam com suas emoções, pensamentos e comportamentos de forma a empodera-las para o sucesso na vida. Verifique essas coisas que as pessoas mentalmente fortes não fazem para que você também possa ter uma mente forte.

1) Elas não perdem tempo sentindo pena de si mesmas
Pessoas de mentalidade forte não ficam sentindo pena de suas circunstâncias ou como os outros as trataram. Ao invés disso, elas assumem a responsabilidade por seu papel na vida e compreendem que a vida nem sempre é fácil ou justa.

2) Elas não deixam de lado seu poder
Elas não permitem que os outros as controlem, e elas não permitem alguém tenha poder sobre elas. Elas não dizem coisas como, “Meu chefe me faz sentir mal”, porque elas compreendem que elas estão no controle sobre suas emoções e elas possuem a escolha de como reagir.

3) Elas não fogem dos desafios
Pessoas mentalmente fortes não tentam evitar o desafio. Ao invés disso, elas dão boas vindas de forma positiva às mudanças e estão sempre querendo ser flexíveis. Elas compreendem que a mudança é inevitável e acreditam em suas habilidades de adaptação.

4) Elas não gastam energia com coisas que não podem controlar
Você não ouve uma pessoa mentalmente forte reclamando da mala perdida ou do trânsito. Ao invés disso, elas focam naquilo que podem controlar em suas vidas. Elas reconhecem que algumas vezes, a única coisa que podem controlar, é sua atitude.

5) Elas não se preocupam em agradar todo mundo
Pessoas mentalmente fortes reconhecem que não precisam agradar todo mundo o tempo todo. Elas não têm medo de dizer não ou falar quando é necessário. Elas buscam ser gentis e justas, mas podem lidar com outras pessoas chateadas se elas as fizeram felizes.

6) Elas não têm medo de assumir riscos calculados
Elas não assumem ricos bobos ou fáceis, mas não se importam de assumir riscos calculados. Pessoas mentalmente fortes investem tempo pesando os riscos e benefícios antes de tomar uma grande decisão, e elas estão completamente informadas dos problemas possíveis antes de tomarem ação.

7) Elas não renegam o passado
Pessoas mentalmente fortes não gastam tempo renegando o passado e querendo que as coisas fossem diferentes. Elas reconhecem o passado e podem dizer o que elas aprenderam com ele. Entretanto, elas não revivem constantemente as experiências ruins ou fantasiam sobre os dias gloriosos. Ao invés disso, elas vivem para o presente e planejam para o futuro.

8) Elas não cometem o mesmo erro várias vezes
Pessoas mentalmente fortes aceitam a responsabilidade por seu comportamento e aprendem com os erros do passado. Como resultado, elas não ficam repetindo os mesmos erros sempre. Ao invés disso, elas seguem em frente e tomam melhores decisões no futuro.

9) Elas não ficam ressentidas pelo sucesso alheio
Pessoas mentalmente fortes conseguem apreciar e celebrar o sucesso na vida de outras pessoas. Elas não ficam invejosas ou se sentem trapaceadas quando outros as superam. Ao invés disso, elas reconhecem que o sucesso é conquistado através de trabalho duro, e elas estão querendo o trabalho duro para própria chance de sucesso.

10) Elas não desistem depois da primeira falha
Pessoas mentalmente fortes não percebem uma falha como razão para desistir. Ao invés disso, elas usam o erro como uma oportunidade de crescer e melhorar. Elas querem continuar tentando até conseguirem fazer o certo.

11) Elas não temem a solidão
Pessoas mentalmente fortes conseguem tolerar a solidão e elas não temem o silêncio. Elas não têm medo de ficarem sozinhas com seus pensamentos e elas podem usar esses momentos para serem produtivas. Elas curtem sua própria companhia e não são dependentes de outros para companhia e diversão todo o tempo, mas conseguem ser felizes sozinhas.

12) Elas não acham que o mundo deve alguma coisa a elas
Particularmente na economia atual, executivos e empregados em qualquer nível estão começando a perceber que o mundo não lhes deve um salário, um pacote de benefícios e uma vida confortável,  independente de sua preparação e educação. Pessoas mentalmente fortes entram no mundo preparadas para trabalhar e serem bem sucedidas por seus méritos, em cada estágio do jogo.

13) Elas não esperam resultados imediatos
Seja uma rotina de treinos, um regime nutricional ou começar um novo negócio, pessoas mentalmente fortes estão comprometidas com o longo prazo. Elas sabem muito bem não esperar por resultados imediatos. Elas dedicam suas energias e tempo em doses medidas e celebram a cada meta e aumento de sucesso ao longo do caminho. Elas possuem o “poder de permanecer”. E elas compreender que mudanças genuínas levam tempo.