Thursday, January 17, 2013

100 coisas para se prestar atenção em 2013

 Levantamento da JWT destaca o alcance da Amazon, o horário nobre para a Alphen: Não são tendências, mas novidades que podem ser tendências num futuro breve.
A JWT divulga sua lista anual das “100 Coisas para se prestar atenção ao longo desse ano”. A agência aponta o crescimento da Amazon, que se instalou no Brasil recentemente, compras no estilo Clique-Retire e horário nobre para a segunda tela. No sétimo ano em que produz o levantamento, muitos itens envolvem tecnologia, como a proliferação dos “Appcessórios”, Ecossistemas digitais, Monitores de materiais flexíveis e o Web Design Ajustável.
Fernand Alphen, diretor de estratégia da JWT Brasil, explica que a agência está sempre preocupada em abastecer suas equipes e clientes com dados sobre novos produtos, tecnologias e mudanças de comportamento que podem vir a estourar a curto ou médio prazo. “Não são tendências, mas novidades que podem ser tendências num futuro breve. Dependendo da área de atuação, podem até mesmo antecipar um problema ou apresentar uma solução”, explica Alphen
Confira abaixo a lista completa. As descrições de cada item podem ser encontradas na seção “2013 e além”, no site JWTIntelligence.com.

1. Impressão Biológica em 3D

2. Playgrounds para Adultos

3. Estrelas Africanas da Tecnologia

4. Livre de Alergênicos

5. Moedas de Marcas Alternativas

6. Emboscado pela Amazon

7. Appcessórios

8. A Internet Arábica

9. Parcerias B2C/P2P

10. Veneno de Abelha

11. Autenticação Biométrica

12. Bloqueio de publicações chatas nas Mídias Sociais

13. Sementes de Chia

14. Compras estilo Clique-Retire

15. “Cloaking” – escolha de privacidade por um período de horas

16. Marcas de Coaching

17. Acampamentos Tecnologia

18. Tradução Colaborativa

19. Extinção do Intermediário

20. Guerra Cibernética

21. Pais nos Corredores

22. Cientistas de Dados: Os Novos Figurões

23. Declínio da Ostentação Chinesa

24. Dessalinização

25. Vida de Desintoxicação

26. Ecossistemas Digitais

27. Robôs em geral (Drones)

28. Caixa Eletrônico Ecológico

29. Congelamento de Ovos

30. Reconhecimento de Emoções

31. O Fim das Secretárias Eletrônicas

32. Carne Artificial

33. Estar em Forma Fora da Academia

34. Monitores ou telas flexíveis

35. Compartilhamento de Alimentos

36. Mercados de Fronteira

37. O G20 Involui para o G-Zero

38. Brinquedos com Limitações de Gêneros não Definidas

39. Delimitação Geográfica

40. Crescimento Verde

41. Caligrafia = Hieróglifos

42. Hotéis na África

43. Tecnologia Focada nos Seres Humanos

44. Alimentos Humanitários

45. Atendimento Hiperpersonalizado ao Consumidor

46. Terceirização de impacto

47. Imperfeições

48. Atenção Individual

49. Apps para limpeza instantânea de arquivos

50. JOMO (da sigla em inglês Joy Of Missing Out - Alegria em Não Participar)

51. Vida Transmitida ao Vivo

52. Robôs de Baixo Custo

53. Carregamento de Bateria de Baixa Tecnologia

54. Mídias que Conhecem Você

55. Smartphones Médicos

56. Jantares Sem Cardápio

57. Alimentos de Calorias Médias

58. Vida Consciente

59. Otimizações para Celulares se Tornam Populares

60. Estrelas do MOOC (da sigla em inglês para Cursos Online de Participação Massiva)

61. Natureza como Antídoto

62. Neurotecnologia

63. Nova Realeza Digital

64. Resumos de Notícias

65. Tags NFC

66. Objetos com Atitude

67. Pensamento Compensatório (Offset Thinking)

68. Supermercado Online

69. Educação sem Papel

70. Senhas 2.0

71. Renda via Patchwork

72. Propriedade de Dados Pessoais

73. Horário Nobre para a Segunda Tela

74. Etiqueta de Privacidade

75. Produtos Silenciosos

76. Doces com Menos Culpa

77. Web Design Ajustável

78. Varejistas Possibilitam a Reciclagem

79. Cruzeiros em Rios

80. Autosserviços

81. Ficção Digital Seriada

82. Turismo em Locações de Filmes

83. Hotéis Shopping

84. Hackers de Mídias Sociais

85. Mesas para se Trabalhar em Pé

86. Apps de Monitoramento de Estresse

87. Sugru – Substância de silicone

88. Compra por Tablet

89. Da Fazenda para a Mesa - Viabilizado pela Tecnologia

90. Semente de Teff

91. Cursos técnicos

92. Classificação de Confiança

93. Seguros Baseados no Usuário

94. Precificação Variável

95. Caixas Vegetais

96. Cultivo Vertical

97. Vídeo Games como Arte

98. Namorar Vitrines

99. Carregamento de Baterias sem Fio

100. Lojas de Iogurte

Tuesday, January 15, 2013

A evolução das práticas de gestão
Hoje, o ambiente de trabalho exige uma nova forma de relacionamento entre líderes e liderados, uma seleção baseada no paradigma de que trabalhamos “com” e não “para” os líderes

Monica Paiva e Roberta Hummel*
Há algo que sustenta as melhores empresas para trabalhar no mundo. Algo que é comum a qualquer relacionamento, organização ou família de sucesso. Algo que, quando desenvolvido, tem a capacidade de criar sucesso e prosperidade. Estamos falando da confiança, a palavra-chave da gestão das melhores empresas.

colegas_alegres350A palavra trabalho vem de um instrumento de tortura da idade média chamado “tripalho”. Por aí vemos que o conceito da antiguidade sobre trabalho não era dos melhores: estava relacionado a sacrifício e tortura.  Mudar isso é o grande desafio deste século.

Fazendo uma retrospectiva, podemos notar que cada época exigiu um modelo de relacionamento entre empresas e funcionários. Na Era Industrial, o trabalho em linha de produção exigia o máximo aproveitamento do tempo do funcionário para manter a produtividade. Na Era da Informação, na qual o capital intelectual passou a ser o valor mais importante para diferenciar uma empresa de sua concorrência, as promoções eram dadas aos melhores técnicos.

Hoje, estamos em plena evolução para a Era das Pessoas, na qual não basta só o esforço braçal e o conhecimento intelectual. O relacionamento é o grande diferencial para o êxito das empresas. São as ideias, o entusiasmo e a paixão pelo trabalho que geram empresas de sucesso.

Um novo modelo de trabalho se faz necessário para que as pessoas se envolvam de corpo, mente e coração no que fazem. Esse é o modelo da confiança, que, ao contrário do que muitos acham, é tangível e mensurável através da pesquisa do Great Place to Work®, que gera o Trust Index de cada empresa participante da Lista das Melhores Empresas para Trabalhar publicada anualmente.

Quando confiamos nas pessoas, naturalmente elas retribuem com empenho e comprometimento, gerando um círculo virtuoso que aumenta cada vez mais à medida que delegamos, confiamos e orientamos as pessoas que lideramos.

O Great Place to Work® realiza pesquisas com as empresas para entender como realizam a gestão de pessoas e como fazem para manter um ambiente de confiança. Recentemente, Robert Levering, fundador do instituto, nos trouxe mais uma visão para entendermos os melhores ambientes de trabalho. Analisando ano a ano as práticas das Melhores Empresas, Robert formulou o que chamamos de “As Nove Práticas Culturais das Melhores Empresas para Trabalhar”. Trata-se das nove práticas mais importantes para uma boa gestão de pessoas.

Essas práticas culturais são as seguintes: Contratar e Receber, Inspirar, Falar, Escutar, Agradecer, Desenvolver, Cuidar, Celebrar e Compartilhar. A análise dessas práticas permite identificar necessidades e fortalezas e apoiar as transformações que as empresas desejam realizar em seu ambiente de trabalho. Outro conceito relevante é o Giftwork®, a possibilidade de o trabalho ser um lugar onde as pessoas possam trocar “presentes”. Isto mesmo: presentes generosos, únicos, personalizados e surpreendentes. Um “presente” pode ser um feedback, um sorriso, uma ideia, a confiança nas pessoas com quem trabalhamos, uma ajuda em um momento difícil ou o esforço extra para terminar um trabalho.

Hoje, o ambiente de trabalho exige uma nova forma de relacionamento entre líderes e liderados, um relacionamento baseado no paradigma de que trabalhamos “com” e não “para” os líderes, na busca de resultados que beneficiam a todos numa relação ganha-ganha.

Este é o futuro que já chegou para muitas empresas que estão na lista do Great Place to Work®.

E sua empresa, já está na Era das Pessoas?